16 de jul. de 2011

Ações Erradas

            "Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo". Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (violências praticadas nas ruas, como assaltos, seqüestros, extermínios, etc.); violência doméstica (praticadas no próprio lar); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, etc...             
               Infelizmente, o governo tem usado ferramentas erradas e conceitos errados na hora de entender o que é causa e o que é conseqüência. "A violência que mata e que destrói está muito mais para sintoma social do que doença social".  Portanto, não adianta super-armar a segurança pública, lhes entregando armas de guerra para repressão policial se a “doença” causadora não for identificada e combatida."

               A violência não é ação. Violência é, na verdade, reação. Contudo, acreditamos que as principais causas da violência vem do desrespeito. No entanto, é através desse enfoque que pretenderemos abordar os diversos tipos de violência contra à mulher, incluindo:

  • Violência doméstica e familiar - violência e o abuso sexual contra as crianças, violência contra a mulher, maus-tratos contra idosos, e a violência sexual contra o parceiro.
  • Violência política,
  • Violência psicológica,
  • Violênbcia física, verbal...
        A solução para a questão da violência no Brasil envolve os mais diversos setores da sociedade, não só a segurança pública e um judiciário eficiente, mas também demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, saúde, habitacional, oportunidades de emprego, dentre outros fatores. Requer principalmente uma grande mudança nas políticas públicas e uma participação maior da sociedade nas discussões e soluções desse problema de abrangência nacional.
 
 

2 comentários:

  1. O tema é muito legal... podendo abordar os que realmente causam essas violências ...

    ResponderExcluir