15 de mar. de 2012

MINISTRA CÁRMEN LÚCIA É ELEITA PRESIDENTE DO TSE

Ela será a primeira mulher a comandar a Justiça Eleitoral no Brasil.
Posse está prevista para o fim de abril; mandato é de dois anos.

Cármen Lúcia será a primeira mulher a comandar a Justiça Eleitoral e, com um mandato de dois anos, terá como principal desafio coordenar as eleições municipais de outubro. A posse da nova presidente está prevista para o final de abril, mas ainda não tem data marcada.
Em seu primeiro discurso depois de eleita, a ministra reafirmou compromisso com a Justiça Eleitoral e lembrou os 80 anos do voto feminino, completados no último dia 24 de fevereiro. Segundo ela, na época, havia pouco mais de 1,5 milhão de mulheres eleitoras. Atualmente, o Brasil possui um eleitorado de 136 milhões de pessoas, das quais 52% são do sexo feminino.
Cármem Lúcia destacou o avanço da participação política das mulheres, mas lamentou que a "pouca" representação feminina em cargos públicos.
"O quadro da cidadania mudou. (...) Mas a democracia se faz com a construção permanente e o que nós todos, brasileiros e brasileiras, queremos é exatamente construir um Brasil que seja verdadeiramente democrático e que garanta não apenas a cidadania, mas condição digna a cada ser humano", afirmou a presidente eleita do TSE.

2 comentários: