26 de abr. de 2012

PROGRAMA NACIONAL

 
·         Justificativa
Instituído pela Portaria No 1.015, DE 21 DE JULHO DE 2011, o Programa Nacional Mulheres Mil - Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável – está inserido no Plano Brasil sem Miséria e integra um conjunto de ações que consolidam as políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.
O Programa possibilita que mulheres moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, sem o pleno acesso aos serviços públicos básicos, ou integrantes dos Territórios da Cidadania, tenham uma formação educacional, profissional e tecnológica, que permita sua elevação de escolaridade, emancipação e acesso ao mundo do trabalho, por meio do estímulo ao empreendedorismo, às formas associativas solidárias e à empregabilidade.

·         Meta
Entre 2011 e 2014, o Programa prevê a formação de 100 mil mulheres, moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano e/ou integrantes dos Territórios da cidadania.

·         Metodologia
As instituições que participarão do Programa iniciarão e promoverão uma cultura de inovação e inclusão a partir das características, experiências e necessidades de cada território e suas populações. O Programa Mulheres Mil alcança uma concentração setorial, regional e institucional por meio da melhoria do acesso de mulheres à educação e ao mundo do trabalho, promovendo, assim, o crescimento humano, com a melhoria das condições de vida sociocultural e econômica e governança de suas comunidades, conforme se transformam em cidadãs, social e economicamente emancipadas.

·         Financiamento
Para a implementação do programa, serão utilizados recursos do Governo Federal e das Instituições Parceiras e Ofertantes. São elas Instituições Públicas dos Sistemas de Ensino Federal, Estadual e Municipal; Entidades Privadas Nacionais de Serviço Social e Aprendizagem e Formação Profissional vinculadas ao sistema sindical (Sistema S) e entidades privadas sem fins lucrativos, sendo as últimas de comprovada experiência em educação profissional e tecnológica.
Referencia; Ministério da Educação – Governo federal – (texto enviado pela aluna JANAINA G. MELO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário