20 de out. de 2011

MULHERES AINDA SOFREM COM PRECONCEITO EM ENTREVISTAS DE EMPREGO, MOSTRA ESTUDO

Mulheres ainda têm mais dificuldade do que homens para serem aprovadas em entrevistas de emprego, indica um novo estudo, publicado na edição deste mês da revista Psychology of Women Quarterly. Em dinâmicas de grupo ou entrevistas individuais, aquelas que se apresentam com segurança e demonstram ambição, dizem pesquisadores da Universidade de Rutgers, nos EUA, são vistas como competentes, mas também como de temperamento difícil, e por isso têm menos chances de contração.
Por outro lado, os homens que se apresentavam de maneira confiante e mostravam ter ambição eram vistos como mais competentes e agradáveis de conviver, e por isso acabavam sendo contratados com mais facilidade que candidatas do sexo feminino.
Os resultados mostram que ainda há uma disparidade na contratação de homens e mulheres, principalmente se estas mulheres se apresentarem de forma mais ambiciosa e afirmarem ser competentes. Mesmo que de forma inconsciente, as mulheres altamente competentes ainda são rotuladas como mais difíceis de lidar. Além disso, as muito ambiciosas também eram vistas como pouco femininas, outro ponto desfavorável - disse Phelan à publicação.

Um comentário: