29 de mai. de 2012

LEI DETERMINA QUE UNIVERSIDADES DEVEM EMITIR DIPLOMAS COM GÊNERO

Agora é lei: as palavras “bacharela” e “mestra”, que para muitos, soam de forma esquisita vão aparecer em diplomas e certificados escolares das estudantes. As que já têm diploma e que quiserem podem pedir um novo à faculdade com a mudança, como, por exemplo, bacharela em administração.

A lei foi assinada pela presidente Dilma, que prefere ser chamada de presidenta e usa o termo em documentos oficiais. Já falavam: brasileiros e brasileiras, companheiras e companheiros. É talvez uma forma de demarcar que a mulher, de fato, esta fazendo parte da sociedade.

Hoje, no Ensino Superior, são 900 mil mulheres a mais do que homens. Não vai mudar em nada. A formação vai ser a mesma só que agora é bacharela.
Agora, se a lei vai pegar na língua falada, não são os números que decidem.

4 comentários:

  1. Eu já me acostumei, agora o que soa esquisito é chamar Dilma de a Presidente, no masculino
    A presidenta, soa melhor mesmo. Note.

    ResponderExcluir
  2. Tudo é uma questão de costume. A lingua falada muitas vezes é a língua ouvida , e a mídia nos ajuda muito nisso. Se a televisão, o rádio e os jornais publicarem dessa forma, com certeza vai pegar. Se não, não.

    Parabéns pelo blog.

    Luiz Claudio.

    Leopoldina - MG

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não serão com leis paliativas que iremos alterar a cultura discriminatória que há enraizada na cultura brasileira. Processos assim são desconstruído primordialmente através da educação. Pq a "Presidenta" não sanciona as leis que beneficiam a educação em nosso pais?

    ResponderExcluir